O código da Lei Divina


O código da Lei Divina que conhecemos hoje está com a humanidade desde o momento em que Adão, o primeiro homem, foi criado. Embora o homem seja a coroa da criação, ele foi a última das criações; porque assim Deus estabeleceu uma lição eterna com um simbolismo em relação ao papel do ser humano no mundo.

Quando homem está cumprindo a vontade de Deus, ele é colocado acima de tudo que foi criado antes dele e é verdadeiramente a coroa da criação. Mas quando ele cai na desobediência, ele é a última e a mais baixa de todas as criaturas, até inferior ao mosquito que passa improdutivamente toda a sua vida, um símbolo de pior egoísmo. Mas mesmo o menor dos mosquitos cumpre o desejo de Deus. Somente o homem tem a opção de transgredir (ou não).
Mesmo em sua simplicidade, o versículo: "E o Senhor Deus ordenou a Adão, dizendo:
Você certamente pode comer de qualquer árvore no jardim. Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, você não deve comer, porque o dia que você come dele certamente você morrerá ”(Gênesis 2: 16,17), constitui a fonte dos Sete Mandamentos Para a Humanidade. E, de fato, Adão recebeu de Deus a responsabilidade de ensinar as leis de obediência a Deus às gerações futuras.

O versículo afirma que Deus (ordenou) a Adão:
"dizendo". Embora a palavra "dizer" possa ser considerada supérflua, é um princípio da Torá que "não haja palavras supérfluas" porque cada ponto e cada vírgula vêm para nos ensinar algo. Nesse caso, a palavra "dizer" indica que Deus não apenas (deu uma ordem) a Adão, mas também queria que Adão (a transmitisse) por sua vez. É um princípio da análise bíblica que, quando um versículo declara: "E o Senhor Deus falou a Moisés, dizendo:" significa que Deus ensinou algo a Moisés para que Moisés por sua vez o ensinasse ao povo judeu.
E assim, Adan ensinou a seus filhos as Sete Leis Universais: não cultue ídolos, não amaldiçoe Deus, não mate, não roube, não pratique imoralidade sexual, não coma o membro de um animal vivo e estabeleça tribunais de lei para fortalecer essas leis.
Assim a humanidade progrediu.
Prova clara de que os descendentes de Noé conheciam essas leis e que que (por ordem do Juiz Divino) eles deveriam obedecê-los foi esperado 1656 anos, depois, quando Ele (através do Dilúvio Universal) puniu a humanidade por não ter guardado e cumprido estes mandamentos: "Deus olhou para a terra e eis que estava corrompida, porque toda a carne (homens e mulheres) haviam corrompido o seu caminho sobre a terra" (Gênesis 6:12).
O clássico comentário bíblico de Rashi ensina que corrupção era imoralidade eram práticas sexuais e idolátricas. O versículo seguinte diz: "E Deus disse a Noé: o fim de toda a carne chegou diante de mim, porque a terra está cheia do mal" (Gênesis 6:13). Rash´ı comenta que a frase “a terra está cheia do mal” se refere ao roubo. Assim, devido à imoralidade sexual, idolatria e roubo (três dos sete mandamentos que Adao recebeu e deveria ensinar seus filhos e que toda humanidade deveria observar), o Criador de tudo destruiu tudo, exceto para um remanescente que incluiu Noé, sua esposa (filha de Caim), seus três filhos e seus três noras.
Quando as águas da inundação se estabeleceram, a terra já estava purificada e a humanidade não precisava voltar ao tempo de Adão para encontrar o pai da humanidade. Agora a humanidade tinha um novo pai, Noé.
E, diferente de Adão, que falhou em cumprir plenamente os mandamentos de Deus, Noé era "um homem justo, apenas em sua geração, e Noé andava com Deus" (Gênesis 6: 9).
Dessa maneira, com um mundo coberto de frescura e concebido em santidade, Deus reafirmou os sete mandamentos originais que Ele havia ensinado a Adão.
Deus abençoou Noe, seus filhos e noras e prometeu que nunca mais destruiria o mundo como ele havia feito, selando a promessa de todos os tempos estabelecendo uma aliança com Noe (o novo pai da humanidade), como
Está expresso no versículo: "E Deus falou com Noe e seus filhos com ele, dizendo: E eis que Eu estabeleço minha aliança com você e com seus descendentes depois de você" (Gên. 9: 8, 9) e no verso: "E Deus disse: 'Este será o sinal da aliança que eu estabeleço entre mim e você, e todo ser vivo que está com você, por gerações, para sempre; ponho meu arco nas nuvens como sinal da aliança que eu estabeleço entre Eu e a terra '”(G'en.9: 12,13).
O sinal da aliança era o arco-íris, que serviria como um símbolo permanente da Benevolência Divina. Foi a primeira vez que o arco-íris foi visto na Terra, apesar de (ter sido criado e preparado) para o momento no crepúsculo do sexto para o setimo dia da criaçao. Para o tempo que Adão transgrediu e o Shabat, pela sua desobediencia.
Quando Deus criou Adão, Ele o colocou no Jardim do Éden. Este lugar seria a habitação (por excelência) da Presença Divina. Mas quando Adan violou o mandamento de Deus, a Presença Divina "retraiu-se" deixando a Terra foi habitar o primeiro céu. Então, com o pecado de Caim (em Abel), a Presença Divina partiu do primeiro céu para o segundo céu. Então Enoque invocou ídolos, e a Presença Divina partiu do segundo para o terceiro céu. E do terceiro para o quarto por causa da geração do dilúvio.
Apesar de Noe ser digno o suficiente para evitar a destruição e ser nomeado (segundo) pai da humanidade, apesar de seus esforços, ele falhou em sua tentativa de realizar uma retificação completa do pecado de Adão, necessário para atrair a Presença Divina de volta à Sua morada desejada (na terra). Um dos primeiros atos que noé apressou ao sair
a arca foi plantar uma videira (Gênesis 9:20, 21). A maioria dos comentarios ensinam que Noé estava tentando retificar o pecado de Adão. O Talmude apresenta a opinião de que o fruto da árvore do conhecimento era a uma videira.
O que Adao deveria ter feito era esperar até que entardecesse e começasse o Shabat, entao ele prepararia vinho com o fruto da videira para recitar a Bendiçao e entao celebrar o Shabat. Teria sido a intenção e a ordem de Deus de que Adão esperasse até o Shabat, que chegaria em poucas horas, e então o fruto da árvore (a uva) seria usado para santificar o Shabat e testemunhar o fato de que Deus havia criado o mundo em seis dias e às sétimo havia descansado. Noé conheceu esse profundo significado da transgressão de Adão, que ao plantar uma videira e usar o vinho para fins sagrados, ele poderia alcançar a retificação completa do pecado. Mas Noe falhou. Ao inves de santificar o Shabat ele se embreagou com o vinho e foi descoberto nu por seu filho caçula, Jam, que o envergonhou castrando o pai depois de ter tido relações homossexuais com ele, ou ambos. Shem e Jafte respeitosamente cobriram seu pai com uma peça de roupa, mas o estrago já havia sido feito. Noé acordou e amaldiçoou Jam e seus descendentes, e a Presença Divina "parecia arrependida do alto" (Gênesis 9: 23-27).
As Sete Leis Para a Humanidade dadas a Adao e passadas a Noe e seus filhos permaneceram negligenciadas por todos, como antes do Dilúvio, exceto por alguns: notavelmente Shem (filho de Noé) e seu neto Eber estabeleceram Casas de Estudo de Tora (Yeshivas) com o objetivo de entender e cumprir as Sete Leis.
Então veio a geração da Torre de Babel. Esta foi uma geração de cientistas brilhantes. Não apenas eles aprenderam a manipular muitas das forças da natureza (por exemplo, controlavam do clima), mas argumentaram em sua sabedoria (científica) que a Terra não possuía um Criador, ou que, pelo menos, possuía um Criador, mas que eram iguais a Ele; e eles construíram uma torre para o céu para desafiar a autoridade de Deus.
Cientificamente eles concluíram que desde
o Dilúvio experimentado por Noach ocorreu no ano de 1656 (após a criação), isso significava que a cada 1656 anos os céus tremiam, as profundezas se abriam e a chuva tentava destruir a terra. E a Bíblia ensina: "E Deus desceu para ver a cidade e a torre que os filhos do homem construíram". (Gen 1: 5).
Isso já era no quinto céu.
Deus tomou medidas para coibir seus filhos errantes, confundindo suas línguas e espalhando-os para terras distantes (Gên. 11: 4). Originalmente, toda a humanidade falava a mesma língua, o hebraico a linguagem das Escrituras. Mas agora a humanidade havia perdido esse mérito e, desde então, para se comunicar, os homens recorreram a uma das setenta línguas originais criadas por modo divino e instantaneo no mundo.
Nessa época, o rei Nimrod emergiu com um mal que era literalmente sem precedentes. Ele se proclamou deus de toda a terra e ordenou que seus súditos o adorassem como a divindade atual. Aqueles que recusaram eram eliminados.
Ninrode foi chamado "um poderoso caçador diante do Senhor" (Gênesis 10: 9). Rashi comenta que a frase "um caçador poderoso" significa que ele capturou a mente dos homens com a boca e os levou à rebelião contra Deus. Outros comentaristas indicam que Ninrod era um grande caçador de homens, ele usava pessoas como caça, os faziam correr e fugir e os perseguia atraído pelo desejo de caça-las. Outro terrivel caçador de homens foi Esau, irmao de Jaco, que iclusive foi quem matou Ninrod. Se Ninrod emergiu como um mal sem precendentes, os sabios dizem que nao houve na terra alguem mais malvado e cruel que Esau. No mesmo dia que Esau matou Ninrod, ele violentou uma jovem e roubou um artefato precioso.
Ninrod, um caçador poderoso "Diante de Deus", diz Rash'ı, indica que Ninrode intencionalmente provocou Deus, em Sua Presença. Ninrode, ao contrário de qualquer homem que já havia vivido antes, agiu perversamente com o propósito de desafiar a Deus.
A Presença de Deus subiu até o setimo céu em resposta aos pecados de Sodoma e Gomorra, principalmente roubo e perversão sexual. Nessas sociedades, a crueldade era admirada; a bondade humana foi fortemente punida,
frequentemente com pena de morte.
Os antigos egípcios completaram a sequência de atrocidades sendo totalmente
Fiel a seus muitos ídolos, envolvendo muito mais do que os sodomitas na perversão sexual e desenvolvendo uma nova forma de extrema maldade - a bruxaria. Com a Presença Divina removida para o sétimo céu (o superior), a humanidade permaneceu em um mundo de trevas morais e espirituais.
Finalmente, surgiu um homem justo cujas ações começaram a trazer de volta a Presença Divina. Abraão enfrentou o mundo sozinho, segurando sua fé somente no Criador, cumprindo Seu desejo. Ele desafiou a idolatria de Nimrod com sua crença no Deus Único; e finalmente derrotou Nimrod completamente, empurrando humanidade para o reconhecimento de Deus e Seu caminho para o mundo.
Ninrod que por tres vezes tentou sem sucesso assassinar Abraao. Mas conseguiu matar seu irmao, pai de sua esposa Sarah.
Pelo mérito de Abraão, a Presença Divina desceu ao sexto céu. Devido ao filho de Abraão, Isaac, a Presença Divina desceu do sexto ao quinto céu; e depois, do quinto ao quarto pelo filho de Isaque, Jacó. O poder espiritual de Jacó era incrível. Ele lutou com um anjo de Deus e venceu (Gênesis 32: 25-30). Através de Jacó e seus filhos, um povo novo e diferente emergiu na terra. Os Filhos de Israel foram assim chamados em virtude da bênção (e novo nome) que o Criador deu ao pai: “Seu nome já não será Jacó, mas Israel será o seu nome, e Ele chamou seu nome Israel ”
(Gênesis 35: 10). Rashi comenta que o nome Jacob se refere a alguém que vem com
sigilo e decepção, mas o nome Israel denota um príncipe e governante. E os sabios de Israel ensinam que Jaco e Esau nao foram nomes dados pelos pais Isac e Rebeca, mas as parteiras e os servos do acampamento de Abraao começaram a chama-los assim.
Com os filhos de Israel, um povo (especial) de Deus em direção à presença no mundo. Abraão, Isaac e Israel foram profetas notáveis ​​e, nessa virtude, viram que seus descendentes iriam para o exílio no Egito e que seriam então redimidos por Deus para lhes proporcionar Sua Lei Divina no Monte Sinai.
Os patriarcas cumpriram totalmente os sete mandamentos dados a Adao, Os Sete Preceitos dos filhos de Noé, e, por meio de seu dom profético, eles viram o que a Revelação do Sinai traria e também obedeceram a essas leis, mesmo que não tivessem recebido mandato sobre elas.
Quando Deus abençoou Isaque, foi “porque
Abraão ouviu a minha voz, e guardou o meu comando, os meus mandamentos, os meus estatutos, e minhas leis ”(G'en.26: 5). Rashi comenta que “comissão” se refere aos preceitos de a Torá que ainda não havia sido ordenada, incluindo proibições rabínicas a respeito do Shabat, enquanto "mandamentos" se referem a assuntos como roubo e assassinato (dois dos Sete Mandamentos Noahide).
De fato, houve casos em que surgiram controvérsias em relação aos dois códigos legais. A discordância inicial entre José e seus irmãos tinha a ver com as diferenças entre os padrões alimentares do código mosaico e o mandamento de Noajida, que proíbe comer carne (ou membro) de um animal vivo. A Lei Mosaica permite que um judeu coma carne de um animal que tenha sido abatidos de acordo com o ritual (prescrito), mesmo que os membros do animal exibam algum movimento.
A Lei Noajida não exige abate ritual, mas proíbe Noajidas de comer a carne de um animal até que todos os vestígios tenham cessado. de movimento. Os irmãos tiveram uma discussão acalorada sobre esse assunto.
ponto. Os filhos de Lia argumentaram que eles, cumprindo o preceito Mosaico, eles estavam isentos da proibição de Noajida. Para provar isso, eles trabalharam um animal de acordo com o preceito mosaico e comeu sua carne antes da membros do animal vão parar de se mover. Um Midrash diz que José sentiu que eles haviam cometido um erro de julgamento da Ley e levou o assunto ao pai.
Então os irmãos de José o venderam como escravo, mas José tinha Deus com ele e emergiu para se tornar o segundo no comando do Egito, praticamente um rei paralelo ao faraó. Quando perdoou seus irmãos pelo que eles haviam feito com ele, a Presença Divina desceu do quarto céu para o terceiro pelo mérito de Levi, o terceiro filho de Jacó.
Antes que os filhos de Israel se estabelecessem na terra do Egito, seu irmão Juda os precedeu e estabeleceu em Gósen uma escola para o estudo da Lei de Deus, os sete mandamentos que eles eram obrigados a observar e as leis que receberam. (como herança) de Abraão, Isaque e Israel. Mesmo durante o longo e amargo período da escravidão egípcia, a tribo de Levi permaneceu na Casa de Estudo, isenta da terrível servidão, para que a Lei Divina fosse lembrada, compreendida e cumprida.
E devido à justiça do filho de Levi, Kejot, a Presença Divina desceu do terceiro céu para o segundo. Em face do decreto do faraó sobre a morte de crianças do sexo masculino que nasceram no povo de Israel, Amram, (levita) líder da geração se divorciou de sua
esposa, Yojebed. Sua idéia não era dar vida a mais crianças israelitas, impedir que elas fossem mortas. Amram, como líder, sabia que sua ação seria imitada por seu povo, e foi exatamente isso que aconteceu. Mas sua filha, Miriam, o fez ver que, embora Faraon tivesse emitido um decreto contra homens, ele havia feito isso contra homens e mulheres, impedindo-os de alcançar este mundo.
Segundo as palavras de sua filha, Amram e Yojebed se casaram novamente, e daí Moisés nasceu. No mérito de Amram, a Presença Divina desceu do segundo para o primeiro céu. Moisés é, na história da humanidade, o indivíduo mais humilde que já viveu (Nm 12: 3). Sua humildade era tão grande que ele não se via como nada. Qualquer uma de suas realizações ele considerava algo que vinha exclusivamente de Deus. Ele sentiu que se Deus tivesse abençoado outro homem com tantos talentos (como ele), certamente teria conseguido mais com eles. Essa auto-anulação o colocou em total contraste com o faraó, que alegava ser uma divindade (de
como Nimrod fez).
Quando Deus redimiu os Filhos de Israel e dízimo a idolatria do Egito, era para que Sua Revelação acontecesse no Sinai com a doação da Torá.
Cinquenta dias depois que os filhos de Israel deixaram o Egito, Moisés subiu ao monte Sinai, e à vista de 600.000 judeus e pelo menos 1.400.000 (entre) mulheres e crianças, o Senhor Deus de Israel desceu à terra de Seu cofre celestial (Êx.24: 10) e disse: "Eu sou o Senhor, teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da escravidão".
Deus havia partido do Jardim do Éden e agora havia retornado para lá, no Monte Sinai, para entregar a Torá. Foi uma Revelação Divina de proporções que a mente humana é incapaz de (até começar a) entender. Todos os cegos, surdos e coxos foram milagrosamente curados. Todas as almas justas que já nasceram foram chamadas pelo Senhor Deus para que eles eram testemunhas de Sua Presença Divina. Este era o selo de Deus, Sua verdade.
Através da rendição da Torá, o Deus de Israel ungiu os descendentes de Abraão, Isaac e Jacó como Seu Povo Escolhido, ordenando que eles cumprissem com os 613 mandamentos da Torá. Além disso, Deus ordenou os justos da outras nações do mundo para guardar os Sete Mandamentos dos Filhos de Noach e eu recomendamos que Moisés e seu povo ensinem (as nações) a observar tais mandamentos. Isso foi tanto o estabelecimento de uma nova aliança quanto o fortalecimento da antiga.
Os códigos Mosaic e Noajida estavam permanentemente ligados um ao outro. Os filhos de Noach, os justos gentios, receberam ordem de cumprir plenamente os Sete Mandamentos porque estes "foram entregues ao Monte Sinai" e não porque (na época) "foram entregues a Noach" . E os filhos de Israel foram obrigados a ensinar os sete mandamentos aos justos gentios.
Quando Moisés subiu ao monte Sinai para encontrar Deus, o céu e a terra estavam unidos unicamente. Deus tomou Sua santidade e a trouxe à terra. Pela primeira vez na criação, objetos físicos podem ser irradiado com este nível de santidade. Os pergaminhos da Torá e outros escritos, os sacrifícios e outros artigos de uso no Tabernáculo, e os Filhos de Israel irradiavam santidade diante do Senhor, isto é, manifestavam-se "separados e distintos do resto da criação", com santidade. que é exclusivo para servir a Deus (Êx 19: 6). Este foi o começo do caminho religioso verdadeiro e universal em que Israel, o povo judeu, compõe o sacerdócio e onde os Filhos de Noach, os justos gentios, são seus companheiros “leigos” e (ao mesmo tempo) “fiéis”. o ano 2448 da criação.
Em todas as épocas em que o povo judeu vivia na Terra Santa, sua obrigação de ensinar aos gentios os Sete Mandamentos era geralmente cumprida.
Durante os 410 anos do Primeiro Templo e os 420 anos do Segundo Templo, os gentios que desejavam residir na Terra de Israel tiveram que (formalmente) aceitar a observância das Leis de Noachide e (então) tinham o direito
entrando no templo sagrado para oferecer sacrifícios a Deus (Zc 14:17, 18).
No que diz respeito às nações do mundo, isso se apresentou como uma pedra de tropeço. Israel, apesar de ser altamente influente sob o reinado de Salomão, constituía nada mais que um pedaço do grande globo: a observância das Leis de Noé fora da Terra de Israel era escassa. Assim, nos 4800 anos da criação, mais ou menos dois mil anos atrás, Deus tomou uma medida drástica para remediar a situação. Ele destruiu Seu Templo Sagrado, o centro da vida religiosa do povo judeu, e exilou Seu povo, Israel, para todos os cantos do planeta, onde permanecem a maior parte até hoje. Como afirma o Talmude, "o povo judeu se exilou com o objetivo de "converter", ou seja, "ensinar" às nações a Fé no Deus Único ”.
A intenção era que o povo judeu proclamasse a fé no Deus de seus pais e que Ele conduziria os povos da terra a uma comunhão com Deus e Israel, ensinando-lhes os Sete Mandamentos dos Filhos de Noé dados a Adao. Mas o que os judeus encontraram naquele mundo fora de suas terras foi uma situação difícil. Confusos no meio de milhares de culturas, eles tiveram que lutar constantemente para manter suas próprias tradições, a fim de não serem assimilados (pelos povos ao seu redor) e, assim, cumprir o preceito bíblico: “Cuidado para não se juntar a eles. , seguindo-os mesmo depois que foram destruídos diante de você, e que você não se preocupou com os deuses deles, dizendo: "Da maneira que essas nações serviram aos deuses deles, eu também o farei" "(Dt.12: 30) Além disso, o judeu descobriu que esses povos eram hostis e desconfiados dele; de fato, muito ocupado tentando convertê-lo em suas próprias religiões para se permitir ouvir o que ele pode ter a dizer sobre esse assunto.
Nos últimos tempos, três fatores motivaram uma mudança. Primeiro, o declínio espiritual da humanidade atingiu um nível alarmante. Metade do mundo segue uma doutrina oficial do ateísmo (que os judeus consideram a forma mais cruel e extrema de idolatria), e boa parte do resto do mundo está imersa em imoralidade e crime. Segundo, existe um espírito de ecumenismo, em grande parte devido ao rádio, à televisão e à explosão de informações, nas quais o ponto de vista do judaísmo sobre o relacionamento dos não-judeus com Deus não é mais você precisa enfrentar respostas irracionais (baseadas em preconceitos). O terceiro fator é que Deus finalmente trouxe o tempo auspicioso, como está escrito: “Então diz o Senhor dos exércitos. Naqueles dias, acontecerá que dez homens de todas as línguas das nações se apegarão às bordas (das vestes) dos judeus, dizendo: 'Nós iremos com você porque ouvimos que Deus está com você' ”(Zc 8:23).
(continuará com o capítulo 03)
Livro O Caminho do Gemtio Justo
—————————————
Uma introdução a
Sete Leis dos Filhos de Noé
—————————————
Chaim Clorfene e Yakov Rogalsky
25 de agosto de 2005
Traduzido do Espanhol
Por Roberto S Mathias

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Porque um Tabernáculo

Significado da Palavra Amém

Ana b'koach