Postagens

Mostrando postagens de fevereiro, 2017

O Significado de Elohim

Imagem
O Significado da palavra hebraica ELOHIM "Shemá Yisrael, Adonai Eloheino, Adonai Echad / Ouve ó Yisrael, Adonai nosso Deus é somente UM"(Deuteronômio6:4/Marcos12:29) Introdução para o Leitor Cristão ou Messiânico.  Os judeu ,São os Oráculos do Eterno D'us-(Romanos3:1e2), D'us elegeu este povo para ser suas testemunhas, aqueles que levariam o conhecimento de D'us ao mundo mergulhado no paganismo, por isso, eles tinham que ser bem orientados por D'us para realizarem esta nobre missão. Porém Yisrael falhou muitas vezes nesta missão se envolvendo com o paganismo dos gentios até ao desterro de Babilônia, quando então, após esta experiência terrível de viver entre um povo Pagão, como os Babilônico,perdendo de vista o objetivo fundamental de quando foram chamados,para serem luz para as Nações! Assim, Yisrael reteve o conhecimento de Deus só para si, deixando os gentios de fora das verdades eternas. Após a vinda do Mashiach(Messias), o conhecimento de D

A Parasha Terumá

Imagem
Parashat Terumá Êxodo 25:1-27:19 A parashá Terumá inicia uma série de quatro das cinco porções que discutem em detalhes a construção do Mishcan, o Tabernáculo móvel que servia de "local de repouso" para a presença de D'us entre o povo judeu. A porção completa da semana relata a descrição de D'us a Moshê sobre como construir o Mishcan, começando com uma lista dos vários materiais preciosos a serem coletados pelo povo judeu para este projeto monumental. D'us descreve a magnífica Arca de madeira e ouro que abrigaria as tábuas com os Dez Mandamentos, completa com sua cobertura deslumbrante representando dois querubins (anjos com rosto de crianças) um de frente para o outro. Em seguida, D'us entrega a Moshê as plantas do Shulchan (mesa sagrada) sobre a qual os Lechem Hapanim (Pães da Proposição) serão colocados a cada semana. Seguindo-se à descrição da Menorá de ouro puro que deveria ser feita de um único pedaço grande de ouro, D'u

Leis de Conduta da Parashat Mishpatim

Imagem
Leis de Conduta da Parashat Mishpatim post by  http://pt.chabad.org Muitas das leis nesta parashá são tecnicamente complexas e estão além do alcance deste trabalho. Foi feita uma tentativa de dar um breve perfil da maioria das mitsvot, para permitir ao leitor apreciar a sabedoria Divina: "As leis de D'us são verdadeiras e justas em sua totalidade". (Tehilim 19:10) As mitsvot abaixo relacionadas são mencionadas nesta parashá e também em outros lugares da Torá. Portanto, serão explicadas quando surgirem nas futuras Parshiyot. Não oprimir um convertido Emprestar dinheiro aos necessitados Ajudar a descarregar a carga de um animal de outrem Guardar as leis do ano sabático Celebrar Pêssach, Shavuot e Sucot Levar primícias ao Templo Sagrado Não selar pactos com quaisquer das sete nações de Canaã Mishpatim - As Diretrizes Divinas que Regulamentam a Conduta entre um Judeu e seu Semelhante A Torá nos ensina que devemos observar duas classes de mitsvot: Mit

Parashá Mishpatim

Imagem
Mishpatim, seguindo logo após os Dez Mandamentos, trata principalmente da Lei Civil. A justaposição do ritual com o mundano fornece uma percepção esclarecedora do Judaísmo. Vista pela perspectiva da Torá, não há distinção entre as atividades cerimoniais e mundanas da vida - ambas devem estar permeadas de santidade e ambas devem ser cumpridas por completo e com diligência. Incluídas entre as leis civis discutidas na Porção da Torá estão as leis relativas ao servo judeu e sua liberdade; penalidades por causar ferimentos corporais em outra pessoa e por danificar sua propriedade; leis relativas a vigilantes e tomadores de empréstimo; a mitsvá de mostrar sensibilidade ao pobre e de oferecer-lhe empréstimos sem juros; e leis relativas à concessão honesta de justiça. Após mencionar as mitsvot de Shabat e Shemitá, a porção continua com uma breve exposição das três festas de peregrinação: Pêssach, Sucot e Shavuot - e a renovada promessa de D'us de levar o povo judeu à Terra de Isr

que bem farei para conseguir a vida eterna?

Imagem
Reflexão,  sobre  como entrar na Vida Eterna?  que bem farei para conseguir a vida eterna?. O Texto de Mateus 19 ,versículos 16 a 22 . diz assim ! eis que, aproximando-se dele um jovem, disse lhe: Bom Mestre, que bem farei para conseguir a vida eterna? Yèshua    lhe disse  : Por que me chamas bom? Não há bom senão um só, que é Deus. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos. Perguntou o Jovem : Quais?  Respondeu Yèshua : Não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho; Honra teu pai e tua mãe, e amarás o teu próximo como a ti mesmo. falou o jovem: Tudo isso tenho guardado desde a minha mocidade; que me falta ainda? Yèshua    lhe disse : Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me. Mateus 19 ,versículos 16 a 22 Veja a Ilustração neste  Vídeo   Vamos entender o Texto com Algumas perguntas básicas:  1) Quem fez a per

Parashá Yitrô

Imagem
Êxodo 18:1-20:23 A porção de Yitrô inicia-se com o sogro de Moshê, Yitrô, chegando ao acampamento do povo judeu no deserto, onde é saudado calorosamente por grande quantidade de pessoas. Yitrô desejou juntar-se a eles quando ouviu falar de todas as maravilhas e milagres que D'us realizara para o povo judeu durante o êxodo do Egito. Quando vê que Moshê está agindo como único juiz do povo desde o amanhecer até a noite, Yitrô declara que este sistema jamais funcionará. Sugere portanto que juizes subordinados sejam designados para julgar os casos menos importantes. Moshê concorda com este plano. O povo judeu chega ao Monte Sinai e prepara-se para receber a Torá. Moshê escala a montanha e D'us lhe diz para transmitir ao povo de que serão para Ele como um tesouro entre as nações. Após três dias de preparação, finalmente chega o momento da revelação, e em meio a trovões, raios e o som do shofar, D'us desce sobre a montanha e proclama os Dez Mandamentos. Moshê ent

A Outorga da Torá

Imagem
"No terceiro mês após a saída dos Filhos de Israel do Egito, neste dia finalmente chegaram ao deserto do Sinai" (Shemot 19:1). À primeira vista, este versículo parece inócuo; o que pode haver de especial em dizer-nos que os Filhos de Israel chegaram ao Sinai? Entretanto, Rashi imediatamente nos alerta para o fato de que este versículo contém mais que possamos suspeitar. Rashi enfatiza que a Torá não escreve "naquele dia", implicando que "naquele" no passado, quando eles chegaram. Ao contrário, a Torá escreve "neste dia", parecendo indicar o verdadeiro dia no qual lemos este versículo. Este emprego, continua Rashi, nos ensina que a Torá deveria ser nova para nós a cada dia, como no dia em que foi outorgada. Se examinarmos o contexto deste versículo, verificamos que esta lição está situada apropriadamente. Como declara o versículo, os judeus acabaram de chegar ao Monte Sinai e logo depois, receberá a Torá diretamente das mãos de D'

A Jornada da Vida

    Segundo a tradição judaica, a alma é uma porção de D'us instilada num corpo físico. A alma Divina anima e vivifica o corpo. Permite que ele veja, ouça e interaja com o mundo ao seu redor. Em hebraico, a alma é chamada Neshamá, que literalmente significa "sopro". Ao descrever a criação do primeiro ser humano, Adam, a Torá relata: "E D'us formou o homem do pó do chão, e Ele soprou em suas narinas a alma da vida, e o homem se tornou uma alma viva" (Bereshit 2:7). O misticismo judaico nos ensina que quando alguém sopra o ar, o sopro vem diretamente da sua essência. É interno, imutável e não formado pela vocalização. A vida ideal é aquela na qual o físico e o espiritual se completam, com cada componente conseguindo o necessário para fazer o melhor possível de seu tempo na terra. Ao declarar que D'us "soprou nas narinas de Adam a alma da vida", a Torá está nos dizendo que D'us concedeu Sua "essência" ao homem, ao contrário de to