Postagens

Mostrando postagens de maio, 2017

Parashá Nassô

Imagem
Parashá Nassô Resumida Números 4:21-7:89 Nassô prossegue delineando as tarefas e responsabilidades das três famílias levitas - Gershon e Merari na porção desta semana, Kehat na semana passada - e contando todos os levitas que estavam em idade de servir no Mishcan. Depois que D'us ordenou a Moshê para purificar o acampamento para que fosse um lar merecedor da Presença Divina, a Torá descreve o processo a ser cumprido com uma sotá, uma esposa que foi advertida pelo marido a não ficar sozinha com outro homem, e mais tarde foi surpreendida fazendo-o, dando ao marido um bom motivo para suspeitar de adultério. Ela é levada ao Cohen no Templo Sagrado e, caso não admita sua culpa, recebe água amarga sagrada para beber, o que levará a um destes dois resultados: ou as águas estabelecerão sua inocência, removendo a dúvida de seu relacionamento com o marido e abençoando-a com filhos, ou as águas provarão sua culpa por uma morte miraculosa e grotesca. A Torá então descreve

O AntiCristo

Imagem
ANTICRISTO , Gr. 'Avtíχριστος, um termo que primeiro ocorre nas epístolas joaninas do Novo Testamento ( I João 2:18, 22; 4: 3; II João 7). Refere-se a uma figura escatológica, o adversário de Deus, o pseudo-messias que será revelado no fim dos dias como o grande inimigo de Yeshua. De acordo com II Tessalonicenses 2: 2-4, a segunda vinda será precedida de apostasia, e o "homem da iniqüidade" será revelado, o "filho da perdição" tão mau que "ele se sentará no Templo de Deus, mostrando-se Para ser Deus ". Talvez esta figura também deva ser identificada com o Anticristo, e ele é destruído pelo "sopro da boca do Messias" (Isaías 11: 4, Targ., Ibid. , E muitos outros lugares em escritos judaicos). O pano de fundo desta figura reside na escatologia judaica, onde as idéias do rei ímpio da última geração e da ascensão do mal até o ponto mais alto que precede a salvação são encontradas em um período inicial (Ezequiel 28: 2; 7: 24-25, 11:

A Parashá Bamidbar

Imagem
Parashá Bamidbar Números 1:1-4:20 A Parashá Bamidbar, a primeira porção do quarto livro da Torá, está principalmente envolvida com o recenseamento do povo judeu feito no segundo mês de seu segundo ano no deserto. Após relacionarem os líderes das doze tribos de Israel, a Torá apresenta os totais de homens entre as idades de 20 e 60 anos para cada tribo, sendo que a contagem totalizou 603.550. A estrutura do acampamento é então descrita, com a tribo de Levi no meio, guardando o Mishcan, Tabernáculo, e cercada pelas doze tribos de Israel, cada uma na área que lhe foi designada. É feita a designação da tribo de Levi como os líderes espirituais do povo judeu, e seu próprio censo é realizado, à parte do restante de Israel. A porção da Torá conclui com as instruções dadas à família de Kehat, o segundo filho de Levi, pelo seu papel em lidar com as partes mais sagradas do Mishcan. post by pt.chabad.org Veja também A Páscoa judaica   Seudat-Mashiach    Consagração do Mi

O Primeiro Mandamento

Imagem
CRER EM D'US [Emunát Hashém]  A primeira mitsvá, o Mandamento Divino de crer em D'us, ou seja, de acreditar que há um Agente Supremo que é o criador de tudo o que existe. Este mandamento está expresso em Suas palavras (louvado seja!): "Eu sou Hashém (D'us), teu D'us que te tirei da terra do Egito..." (Shemot/Êxodo, 20:2). Consta no final do Tratado de Macot: "Seiscentos e treze mandamentos foram comunicados a Moshé (Moisés) no Sinai, como diz o versículo: 'A TORÁ (lei) que nos ordenou Moshé (Moisés).' (Devarím/Deuteronômio, 33:4)"; ou seja, ele nos ordenou obedecer ao número de mandamentos que dão a soma do valor numérico das letras da palavra TORÁ. [O valor numérico das letras da palavra Torá é: Tav 400; Vav 6; Resh 200; He 5, que dá um total de 611]. Questiona-se, no entanto, que a soma do valor numérico das letras da palavra TORÁ dá apenas seiscentos e onze, e a resposta, neste caso, é: "Os dois mandamentos '

Torá a fonte da Vida.

Imagem
Reflexão sobre a Santa Torá. A Torá muitas vezes é conhecida superficialmente como sendo a Lei de Adonai, e de fato a Torá é a Lei. Vamos então conhecer a Torá em um nível mais sublime. Vamos Lá. >>> A palavra Torá em hebraico que dizer instrução. A palavra Torá vem do verbo Iarah que significa " apontar para o alvo " , ou seja, a Torá aponta direciona para a vontade do Criador! O mais Curioso é a palavra " pecado", A palavra Pecado em hebraico é " chet " que tem o significado de errar o alvo... o mais curioso de tudo ,é quando uma pessoa está em pecado, o pecado nos afasta de Deus. ou seja Pecando erramos o Alvo. Lembra da origem da palavra Torá, sua raiz Verbal vem da palavra Iarah...(A palavra Torá vem do verbo Iarah que significa "apontar para o alvo" ). A Palavra que te trás de volta para perto de Deus e " korban " o korban nos aproxima do Criador . " korban " que no Hebraico

parashá Behar - Bechucotai

Imagem
Behar - Bechucotai Levítico 25:1-27:34 Behar, concentra-se principalmente nas mitsvot referentes à terra de Israel, começando com a ordem de cumprir Shemitá - a mitsvá de deixar o campo sem cultivo a cada sete anos, abstendo-se de plantar e colher. Da mesma forma, a terra em Israel deve permanecer não cultivada no Yovel, ou 50º ano, quando então a propriedade de todas as terras retorna automaticamente à sua herança ancestral. D'us promete que abençoará a terra no sexto ano, para que produza alimentos suficientes para durar por todo o período de Shemitá. Após descrever este processo, pelo qual os proprietários originais da terra podem redimir sua propriedade ancestral nos anos que precedem Yovel, a porção muda para falar sobre os pobres e oprimidos. Não apenas somos ordenados a dar-lhes tsedacá e fazer atos de bondade, como o ideal seria fornecer-lhes os meios para sair de seu estado de pobreza. Somos proibidos de receber e pagar quaisquer juros em empréstimos feit

Amar a D'us Ahavát Hashém

Imagem
Amar a D'us é um Mandamento(Mitsvá), ou seja, que devemos refletir e meditar sobre Seus mandamentos, Suas ordens e Suas obras (Dentro da Criação, Suas ações e milagres neste mundo), de maneira que possamos captá-Lo (conhecer Sua grandeza e bondade para conosco) de modo que nos deleitemos com o prazer máximo ao obter tal concepção d'Ele — e é assim que possamos alcançar este o amor a D'us que nos foi ordenado. A FONTE NA TORÁ : Como diz o versículo : Uma vez que dizemos " E amarás a D'us,teu D'us"   (Devarím/Deuteronômio, 6:5); O estudioso perguntará: 'Como se deve manifestar seu amor por D'us?' As Escrituras dizem: "E estarão estas palavras que Eu te ordeno, hoje, no teu coração" (Devarím/Deuteronômio, 6:6) , porque é através disto que você aprenderá a conhecer Aquele que com Suas palavras criou o universo". Desta forma ficou claro que através deste ato de meditação você vai alcançar uma concepção do que é D'

Parashat Emor

Imagem
Parashat Emor  Levítico 21:1-24:23 Seguindo os passos da ordem dada na porção da semana anterior a toda a população judaica para ser santa, a Parashá Emor começa discutindo várias leis dirigidas especificamente aos Cohanim e ao Cohen Gadol, cujo serviço Divino exige que mantenham um alto padrão de pureza. Ela contém a ordem para que o Cohen abstenha-se de ficar ritualmente impuro através do contato com um corpo morto (exceto parentes próximos) e aumenta as restrições sobre quem poderiam desposar. A porção cita defeitos físicos que impedem um cohen de realizar seu trabalho no Templo Sagrado, a menos que se cure. O assunto então volta-se à nação inteira: qualquer um que esteja tamê, impuro, recebe ordens de afastar-se dos locais e coisas que sejam especialmente sagradas. Após discutir as leis de terumá (a pequena porcentagem de comida que deve ser separada da colheita na Terra de Israel e dada a um Cohen, antes que a porção restante possa ser comida) e as várias imperfeiçõ

SHAVUOT Pentecoste

Imagem
Leia Êxodo 34:22, Deuteronômio 16: 9-10, Levítico 23: 15-21. Nesta celebração, lemos o Salmo 67 que contém 7 versos eo verso extra é para O significado da festa. Este salmo é composto por 49 mais 1 palavras em hebraico. Ler Números 29:35. O povo de Israel chegou ao monte Sinai três meses depois que eles saíram do Egito. Então Elohim disse Moshe para reunir o povo de Israel, a fim de receber a Torá (Leia Êxodo 19: 1-8). Então, os israelitas responderam: "Na'aseh va'nishma", que significa "nós Vamos fazer antes mesmo de ouvir.Leia Êxodo 19: 9-25 e Êxodo 20: 1-17. É uma das três principais celebrações (leia Deuteronômio 16:16). O significado desta preciosa festa é que YHWH nos dá a Torá e Sua "Ruach HaKodesh"(espirito santo), para que possamos compreendê-lo. O povo de Israel chegou ao Monte Sinai no terceiro dia do terceiro mês (leia-se Êxodo 19: 1). TRÊS DIAS MAIS TARDE, YHWH VISITOU OS SEUS POVOS (leia Êxodo 19: 10-11). Portanto

Shemá Yisrael

Imagem
Habitamos uma miragem cósmica. Notamos milhares de criações, todas aparentemente seres autossuficientes e independentes. Mas, como judeus, acreditamos que na verdade há somente uma entidade verdadeira. Um D'us que é a essência de tudo. Um D'us manifesto numa quantidade infinita de criações. Gravar essa ideia contra-intuitiva em nossa psique é nosso maior desafio, mas essencial para desenvolvermos uma verdadeira apreciação e um relacionamento com nosso Criador. Para esse fim, toda manhã e toda noite recitamos o Shemá – três parágrafos bíblicos (Devarim 6:4-9; 11:13-21; Bamidbar 15:37-41) , que começam com a declaração que define o Judaísmo: Ouve, ó Israel, o Eterno é nosso D'us, o Eterno é Um. O Shemá então discute algumas bases do Judaísmo: amor a D'us, estudo de Torá, o princípio da Divina recompensa e punição, e nosso êxodo do Egito. O Shemá é parte das preces matinais e noturnas. Recite o Shemá, mesmo que você não esteja recitando as preces. “Quando

Modê Ani Graças a Deus Estou Vivo!

Imagem
Um novo dia, novas batalhas. Na verdade, uma batalha que assume diferentes formas: Eu Quero vs. Eu Deveria. O primeiro campo de batalha do dia é a sua cama, e o primeiro tiro é disparado quando o despertador toca. Eu Quero chega para apertar o botão de Soneca; Eu Deveria está pronto para pular da cama e enfrentar mais um dia. É por isso que a primeira instrução no Código da Lei Judaica é: “Seja forte como um leão quando se levantar de manhã para servir ao seu Criador.” Porque se você vencer essa batalha, o resto é fichinha. Aqui está alguma munição para sua batalha naquelas incursões matinais: Pense como toda noite sua alma ascende ao Céu para se recarregar. Esta manhã, D’us quis devolver sua alma ao corpo e conceder novamente a você o presente da vida – um sinal de que há um cantinho escuro neste mundo para você iluminar. D’us confia que você está apto para a tarefa. Imediatamente lao acordar pela manhã recita-se esta prece: Modê ani lêfanêcha, Mélech chai vecayam,

Oração Pai Nosso em Hebraico

Imagem
A Oração do Senhor , também conhecida como  O   Pai Nosso   ou   pai-nosso  ,  é uma das orações mais conhecidas e recitadas no Mundo. Duas versões dela ocorrem no   Novo Testamento - Brit Chadashah  (Nova Aliança) : uma no  Evangelho de Mateus  ( Mateus 6:9-13 ) , como parte do discurso sobre a ostentação, uma secção do  Sermão do Monte ; e a outra no  Evangelho de Lucas  ( Lucas 11:2-4 ).   Obs: A leitura das  Letras Sagradas (Hebraico)  é feita da direita para a esquerda, Transliteração  e Tradução leitura normal da esquerda para direita   Mateus 6:9 לָכֵן כֹּה תִתְפַּלָּלוּ אָבִינוּ שֶׁבַּשָׁמַיִם יִתְקַדַּשׁ שְׁמֶךָ LÅKHEN KOH TITËPALÅLU ÅVYNU SHEBASHÅMAYM YTËQADASH SHËMEKHA: "Portanto, vós orareis assim: pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome." Mateus 6:10 תָּבֹּא מַלְכוּתֶךָ יֵעָשֶׂה רְצוֹנְךָ כַּאֲשֶׁר בַּשָׁמַיִם גַּם בָּאָרֶץ TÅBO MALËKHUTEKHA YEÅSEH RËTSONËKHA KAASHER BASHÅMAYM GAM BÅÅRETS: "V enh